top of page

Dilacerado assim foi por uma Ideia

  • 7 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

De um viés mal digerido e de tolo sacrifício, ao amor que se diz platônico, escapa aos desígnios do jardim do destino, e se esgueira como sombra que acompanha o amante.


Poderíamos com as devidas escusas, ainda uma vez tocar as labaredas que crepitam naquele olhar, e talvez desdizer o parvo em sua estultice costumeira, e enfrentar o desafio que seria em estar de pé, diante da mais bela e rara sensação.


Magnífico seria suportar esta dor, para assim se dispor, a vencer a vulgarização da polaridade, e fazer acontecer o que de mais belo seria, se a imberbe condição não tivesse aleijado sua alma.


Não é aqui a fraqueza das profundezas que minha retórica toca, mas a superfície do arpejo de Orfeu, dedilhado com o esmero, nota a nota; fazendo jus a jamais fatigante aventura, de se embrenhar pelos contornos da volúpia, afim de, no mais concreto, sorver as essências inebriantes do desejo.


Ao chamado da amada, uma personalidade indefinida desenha-se, sem cessar; pouco sabe-se de tua insignificância espectral, frente ao frondoso glamour de uma existência ímpar, conotativa em toda sua expressão.


E é no ansioso presságio, que torna a esquina precipitadamente, e se recolhe no momento mesmo de sua derradeira aparição, que a esperança senta ao meu lado, e me consola do momento que ainda não chegou.


Esta pseudoincomunicabilidade apavora deverás meus sentidos, que num frouxo desatino, encontra sempre, e para todo o sempre, uma sólida solidão.


Na exata medida do desencontro, de relevância inconteste da individualidade, mas que por óbvia condição, expõe um amante unidimensional ao inverossímil em sua incompletude, exorcismo dessacralizado de um pathos muito querido.


No jogo irônico de sua ridicularização amorosa, que se exprimi na sua busca pela ingovernável exuberância afetiva, este diletante poeta tromba com as paredes que deslocam-se de seus lugares; nesta morada de ruas povoadas de sombras e suas experiências de limiar.


Este papel de coadjuvante é que coloca-o diante de motivos de outro lugar, pulsões de difícil intuição; uma verdadeira rebelião cega aos desígnios do amor e sua nostalgia pelo encontro.


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Um Quebrado que Não se Junta suas Partes

Ao recomeço como falso dilema, tinha-se uma mão única da ansiedade. Aos dilemas, falsos porque dicotômicos, versam sobre a possibilidade de olhares enviesados e condescendências pueris, clássica abert

 
 
 

Comentários


Green Juices

Filosofia, Educação, Arte e Ciência

Eduardo Worschech

Inscreva-se para Filosofia e Educação

Thanks for submitting!

  • Twitter
  • Facebook
  • Linkedin

© 2022 by Worschech. Proudly created with Wix.com

bottom of page