A Comédia não se submete ao Trágico
- 2 de out. de 2024
- 2 min de leitura

Olho em sua cara e não vejo nada além de um desespero substancial; denegação da dialética própria das oposições, que coloca em seu lugar uma lenta e morna reconciliação.
Um concílio que se revê provavelmente não conseguiu deliberar por completo tudo aquilo que esvaziado de unidade já havia; mas, um apagamento não deixa de ser um equívoco, dado que a força com que se escreve a carvão não deixa dúvidas que o esquecimento não é um irmão querido.
Sendo um lastro que se mede por inadequação, as posturas que se apresentam reverberam todo um passado, que se instala aqui de mala e cuia, com destino ao futuro que se encontra.
Profundo como uma cisão originária, corpo e alma são maltratados igualmente; dado a cada um seu desprezo que merecem e que finalmente encontram-se por inteiro, nas posturas que sintetizam seu pesar.
Quem dera se acinzentado (Gray) fosse ou mesmo selvagem ( Wilde), poderia assim se travestir de quem quer que fosse, mas sua situação colocou um limite que é uma prisão, pois rançosa é sua condição.
Da universalidade abstrata da feiura ao concreto de sua manifestação, a corrupção como efeito ancestral e pendular, se consubstancia numa amorfa presença que subtrai todo gosto pela vida.
Neste monólogo do exageradamente feio, agrega-se em demasia e a revelia todo um peso do abstruso indesejado; que mesmo tendo alguém ao seu lado, expõe- o ao grotesco, que a ti faz-se companhia.
Sem dramaticidade, a crueza de hábitos, dizeres e histrionismos neuróticos, coloca qualquer outro a mercê de um hipnótico trauma, que aos pesadelos tornam-se singulares passeios felizes por sob o sol dos Campos Elíseos.
De maneira a suspender o horror e reestabelecer a força apolínea que subjaz a própria vida, fui advertido que o conflito que aqui se instalou tem sua emergência na exata medida de um contraponto, que se exerce e se efetua nas majestosas formas que se curvam ao olhar; e que tinham permanecido aqui comigo, sem titubear.
Assim, recordei toda beleza em oposição aquele horror que me tomou de assalto, e percebi que a desmesura da feiura que causou temor, não tem força própria, pois ao terror não há lugar num coração.



Comentários